VOLTAR

NOTÍCIAS

11.04.22

L76 restaurado na Brasdiesel Scania conquista mais um prêmio no 22º Encontro de Carros Antigos e o 1º Encontro de Antigomobilismo Gaúcho.

Neste final de semana centenas de carros e caminhões antigos circularam pelas ruas da cidade de São Marcos - RS.

 

O evento organizado pela Veteran Veículos de São Marcos atraiu milhares de apaixonados pelo antigomobilismo, além dos veículos, o encontro também contou com passeios turísticos, shows e muitas atrações.

 

A Brasdiesel esteve presente pela primeira vez nos dois dias do evento. Os destaques do stand foram os dois veículos 100% restaurados no Centro de Restauração da maior casa Scania do mundo, o Scania R143H e o Scania L76 Espingardinha.

 

Um dos veículos expostos, o Scania da linha 113/143 foi lançado no Brasil em 1991 com potências de até 450 C.V. sendo a maior do mercado brasileiro para a época.

 

 

No motor DSC1403 de 14 litros, que equipou os caminhões do tipo 450, a redução do regime de giros de potência máxima trouxeram como consequência imediata uma maior durabilidade e diminuição das intervenções para manutenção, aumentando com isso a durabilidade do conjunto. Este motor apresentou também uma melhor refrigeração tendo em vista que a capacidade de óleo lubrificante no cárter foi aumentada para 30 litros.

 

Em abril de 2020 o Centro de Restauração da Brasdiesel recebeu um exemplar do R 143 H, ano de fabricação 1994 modelo 1995 da empresa Arlemar Transportes Rodoviários para restauração. Neste projeto foram envolvidos mais de 25 técnicos em um projeto com aproximadamente 640 horas trabalhadas. 

 

O Scania L76 ano 1971, conhecido pelo público como Scania Espingardinha foi o grande destaque do evento e vem colecionando prêmios.

 

 

 

Em 1963 a Scania iniciou no Brasil a fabricação do L76. Logo em seguida, em 1970 surgiu o primeiro caminhão Scania turbinado no Brasil o qual sofreu algumas alterações em relação ao modelo sem turbina. Uma dessas alterações foi o reposicionamento do filtro de ar do motor para a parte traseira da cabine o que também trouxe o apelido de Espingardinha ao modelo devido ao formato do filtro de ar. Com a introdução da turbina o veículo passou a ter 275 CV tornando-se o caminhão mais potente do Brasil.  

 

Em janeiro de 2020 a Brasdiesel iniciou a restauração de um exemplar do L76 Super, propriedade da empresa Irapuru Transportes. O projeto marcou a comemoração dos 50 anos de história da transportadora sediada em Caxias do Sul.

 

A restauração teve duração de 11 meses, durante o período foram envolvidos 35 Técnicos em aproximadamente 980 horas trabalhadas e rendeu mais um prêmio como veículo destaque do evento.

 

"Esses prêmios significam muito para nós: Gratidão, Família, dedicação e sabedoria. Gratidão e agradecimentos pelo apoio da família, dos verdadeiros amigos e de toda equipe do pós- vendas e Centro de Restauração Brasdiesel. Onde o envolvimento, persistência e dedicação são importantíssimos neste projeto. Não temos palavras para descrever a alegria, felicidade e satisfação de receber o destaque nesse belíssimo Encontro de antigos de São Marcos. E como somos movidos a desafios, estamos nos preparando e buscando ainda melhorias contínuas para próximos eventos programados." -  Informou Vinicius Pellenz - Proprietário da Irapuru Transportes.

 

 

"Para nós da Brasdiesel, ver o Espingardinha recebendo a premiação nos enche de orgulho é a coroação de um sonho, que foi extremamente pensado e planejado em conjunto com o cliente. No decorrer do projeto muitas incertezas foram aparecendo, porém a cada etapa avança a satisfação em fazer parte de um projeto único ia superando as dificuldades. Hoje podemos afirmar que o projeto superou as expectativas iniciais." - Concluiu Vinicius Stocco - Coordenador do Centro de Restauração da Brasdiesel Scania.

TAGS