NOTÍCIAS
O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março. A data já era celebrada desde a década de 20, mas apenas em 1975 a Organização das Nações Unidas a oficializou. O foco sempre foram as questões trabalhistas e a busca pela igualdade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres. Mesmo que essa movimentação possua cem anos, atualmente ainda ocorrem muitas situações em que a mulher é considerada inferior ao homem. Porém, diariamente mulheres do mundo todo comprovam sua capacidade para atuar em qualquer setor. Um deles é o transporte rodoviário de cargas, visto por muitos como um ambiente exclusivamente masculino, as mulheres têm conquistado nele cada vez mais o seu espaço.
Orgulhosa, relata que sua empresa apoia o desenvolvimento feminino e hoje já existem duas motoristas mulheres no quadro de funcionários. “As mulheres que são motoristas da Rohloff, começaram a trabalhar sem experiência, mas sabiam muito bem o que queriam. Com filhos pequenos em casa, elas não desistiram dos seus sonhos, pelo contrário lutaram muito para serem caminhoneiras e garantirem o sustento de suas famílias. Elas são motoristas de caminhões graneleiros, o peso da lona não faz elas desistirem dos seus sonhos. Eu tenho muito orgulho delas, além de profissionais , as mulheres podem ser motoristas, mães, esposas, donas de casa – ou seja, multitarefas.”
Cristiane afirma que este ainda é um mercado de predominância masculina, tanto nas empresas quanto nas estradas. Porém, a persistência das mulheres está possibilitando uma mudança de cenário, acompanhado de muito interesse e aprendizado por parte delas.
Priscila Leão Winck, 39 anos, mãe da Camily e do pequeno Rafael é uma das motoristas da empresa Rohloff Transportes. Com mais de 3 anos de profissão, ela conta como iniciou sua carreira no ramo do transporte: “Comecei a trabalhar com caminhão aqui na Transportes Rohloff, primeiramente no Truck e agora estou na carreta. Viajava com meu pai e meus irmãos que também são motoristas. Eu sempre estive envolvida no ramo do transporte."
Antes de ser caminhoneira, Priscila trabalhava no faturamento de um Posto de Combustível, mas sempre com o sonho de estar na estrada. "São mais de 3 anos como motorista. Eu sempre tive esse sonho de seguir o que meu pai fazia, cursei várias faculdades e não terminava nenhuma pois não era o que eu queria. Hoje trabalhamos com entregas de sementes de milho e soja dentro de todo território brasileiro, onde tem agronegócio, lá estamos."
Um dos motivos que tem afastado as mulheres da estrada são as inúmeras atribuições do lar, muitas precisam administrar não só seus empregos, mas também uma casa e uma família. Para Priscila, isso nunca foi empecilho pois sempre contou com o apoio dos familiares. “Minha família apoia totalmente minha profissão, minha mãe é responsável pelos meus filhos enquanto eu trabalho. Ela sabe o quanto é importante esse trabalho para mim.”
Com relação ao aprendizado, Priscila, afirma que esse é um fator muito importante para que as mulheres conquistem seu espaço no transporte. Segundo ela, por ser um segment que os homens tradicionalmente dominam, é necessário que se possua um conhecimento alto para debater e se impor em todos os espaços. “Precisamos buscar muita capacitação, muito aperfeiçoamento para ter domínio sobre alguns assunto do cotidiano. Fiz diversos cursos no Sest Senat, exclusivos para nós motoristas, já fiz Direção Defensiva, Economia de Combustível, Primeiros Socorros, entre outros."
Cristiane, coordenadora de Priscila, acredita que a categoria já está abrindo mais as portas para diversificar os funcionários, assim como na Rohloff. “Se a mulher tem o sonho de ser motorista de caminhão e quer realizar ele, nós somos parceiros em ajudar nessa realização tanto pessoal quanto profissional. Não precisa ter experiência, basta ter força de vontade, determinação e não desistir, lutar com todas suas forças para alcançar. A primeira oportunidade é no truck e depois vamos subindo para a carreta LS, passando para a vanderleia e assim vamos seguindo. O meu sonho é ter o maior número de mulheres motoristas na família Rohloff.”
INICIATIVAS QUE INSPIRAM
Para motivar o talento feminino, a Rohloff Transportes adquiriu recentemente um Scania R 450 6x2 na cor Rosa, representando a força feminina no transporte. A motorista responsável por dirigir essa máquina é a Priscila. “Fiquei emocionada ao saber que eu estaria dirigindo esse caminhão, fico olhando para ele quando estou parada e achando ele o mais lindo de todos é um sonho para nós mulheres motoristas.”
Para Priscila, a iniciativa da empresa é uma forma de incentivar as mulheres cada dia mais: “Sou grata desde o início por todo apoio e reconhecimento que a Rohloff teve por mim. Tudo que eu aprendi e sei até agora foi tudo aqui. Para mim é muito gratificante saber que vale a pena trabalhar direitinho, como a Cris sempre me fala, a recompensa vem e está aí: Meu Scania Rosa! Trabalhar aqui é maravilhoso eu amo o que faço, queria que todas pessoas tivessem esse olhar, esse amor que eu tenho pelo meu trabalho, eu sou completamente realizada, essa empresa é onde quero ficar até me aposentar."